A Prefeitura de Contagem consolidou uma visão avançada de descentralização do governo, por meio das administrações regionais, que são um canal direto da população com o governo. Neste sentido, a prefeita Marília Campos se reuniu na última segunda-feira (13/11), com os administradores de todas as regionais para discutir as questões de cada região e as obras em execução na cidade.
A prefeita Marília Campos ressaltou a importância da fiscalização das empreiteiras no cumprimento dos cronogramas das obras que estão em execução na cidade e a priorização das obras indicadas pelos conselheiros regionais, eleitos para representar a comunidade. “Vamos dar prioridade para execução das obras eleitas e mais necessárias em cada regional, para atender às demandas da população”, disse.
O secretário de Obras, Rômulo Perilli, que participou da reunião, afirmou que todas as obras iniciadas pelo governo serão executadas. “As obras escolhidas pelas regionais são uma prioridade. A Secretaria de Obras está trabalhando para que todos os projetos em andamento sejam concluídos o mais breve possível. Entre eles, a segunda etapa do Programa “Asfalto Novo”, que já está com 70% do projeto executado em toda cidade”, destacou.
“As obras nas áreas da saúde e da educação, como a construção de Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, e dos seis Centros Municipais de Educação Infantil - Cemeis, também são prioritárias e estão avançando”, disse.
Durante a reunião também foi discutida a necessidade de acolhimento das pessoas que se encontram em situação de rua no município. “Vamos discutir estas questões com as secretarias de Defesa Social e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, estabelecendo critérios e regras em conjunto”, disse a prefeita.
Marília também disse que vai ouvir os conselheiros regionais para que todos possam dialogar sobre as possíveis soluções. “As regionais são uma extensão da Prefeitura, é por ela que acompanhamos de perto as necessidades gerais da população”, destacou.
Manutenção e zeladoria
O secretário de Obras enfatizou que os contratos de Zeladoria das regionais estão atendendo os principais serviços de manutenção da cidade, como limpeza urbana, coleta de lixo, capina e Operação Tapa-Buracos (OTB) nas regionais. Ele adiantou, ainda, que os projetos de sinalização de trânsito para toda cidade foram contratados e estão sendo desenvolvidos pela Transcon.
Também participaram da reunião, o secretário de Governo, Pedro Amaral, e a subsecretária de Governo, Sônia Melo.